quarta-feira, 18 de março de 2020

ATIVIDADES IMPERIALISMO 3° ANO


    ATENÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS E RESOLVIDAS NO CADERNO PARA POSTERIOR CORREÇÃO AO RETORNARMOS A ESCOLA



Nas) questão(ões) a seguir escreva nos
parênteses a soma dos itens corretos.


1. "... a América espanhola independente ingressou na
órbita de dependência britânica, que perdurou até sua
passagem para a órbita norte-americana, após a Primeira
Guerra Mundial".
(CÁCERE.S, p. 181)

A análise do texto e os conhecimentos sobre RevoluçãoIndustrial e Imperialismo permitem afirmar:

(01) A relação de dependência referida no texto resultou da
expansão do imperialismo industrial na América Latina,
beneficiado pela fragmentação das ex-colônias espanholas,
as quais constituíram-se novos mercados consumidores.
(02) O enfraquecimento do imperialismo britânico
possibilitou a autonomia e o progresso econômico dos
países latino-americanos.
(04) Ao contrário das ex-colônias espanholas, o Brasil
entrou para a órbita da dependência norte-americana ao
atingir sua emancipação política, em 1822.
(08) A intervenção armada, o controle político e a
constituição de "áreas de influência" representam formas
de dominação do imperialismo industrial na Afro-Ásia.
(16) A penetração imperialista do capital financeiro na
produção industrial do Brasil, na segunda metade do século
XIX, possibilitou o crescimento da indústria nacional e a
conquista de sua autonomia na produção de bens de
consumo.
Soma ( )


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

 Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e
escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for
falso.

2. Entre o final do século XIX e início do XX, os paísesa capitalistas desenvolvidos conseguiram dominar
praticamente todo o mundo. Era o imperialismo.
Analisando suas motivações e características, julgue os
itens.

( ) As causas da expansão imperialista ligaram-se às
transformações de estrutura capitalista geralmente
enquadradas na Segunda Revolução Industrial e marcaram,
o início do capitalismo monopolista e financeiro.
( ) Razões humanitárias e filantrópicas foram usadas para
justificar a política imperialista; a Europa assume uma
missão "civilizadora" .
( ) A década de 1870 conheceu uma crise econômica
acompanhada de excedentes de capitais o que, por um
lado, impossibilitava o reinvestimento na produção e por
outro, tornava necessário encontrar áreas extra-européias
para investir.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaçoaa apropriado soma dos itens corretos.

3. "No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas  indústriasas europeias, a fundação de uma colônia é
a criação de uma válvula de escape". (Jules Ferry,
colonialista francês).
Esse trecho de um discurso da segunda metade do século
XIX refere-se ao imperialismo europeu e sobre o qual é
correto afirmar que:

(01) Uma das preocupações fundamentais dosc colonizadoresera propiciar o desenvolvimento integrado
das suas colônias.
(02) A expansão imperialista da Europa traduziu-se não só
pela conquista de colônias, mas também pelo investimento
de capitais em países independentes.
(04) A corrida colonial visava a conquista de matérias-
primas e de mercados consumidores para as metrópoles.
(08) Entre as justificativas européias para as conquistas
coloniais, havia também aquelas de ordem religiosa
(converter os "pagãos") e de ordem cultural (era "dever" da
Europa levar sua civilização para os povos que
consideravam "atrasados").
(16) A expansão européia visando a conquista de novas
colônias deu-se sobretudo na África e na Ásia.
soma = ()

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.

Assinale as proposições corretas, some os
números a elas associados e marque no espaço apropriado.

4. A análise do mapa e os conhecimentos sobre
colonialismo e imperialismo permitem concluir:

(01) A foi metrópole de G durante mais de três séculos e
manteve colônias em H até o século XX.
(02) A disputou com B as terras de I, as quais, do século XVI
ao XIX , foram exploradas e colonizadas por C.
(04) E disputou com A mercados fornecedores de açúcar
localizados em G, durante o século XVII, enquanto D e C
disputaram colônias em H e I, no século XIX.
(08) B conquistou áreas coloniais em F, no século XV; no
entanto, durante os séculos XVIII e XIX, essas áreas foram
objeto de freqüentes disputas entre B, C, D e E.
(16) Colonizadas por E, áreas localizadas ao sul de H foram
palco de significativo conflito com D, no século XIX, em
disputa pela sua posse.
(32) B foi o primeiro país europeu a unificar-se
territorialmente, no século XV, o que possibilitou o
estabelecimento de áreas coloniais em I e,
conseqüentemente, melhores condições de disputar essas
áreas com C e E, durante o século XX.
Soma ( )


5. TEXTO I: "Foi essa consciência de nossa superioridade
inata que nos permitiu conquistar a Índia. Por mais
educado e inteligente que seja um indiano, por mais
valente que ele se manifeste e seja qual for a posição que
possamos atribuir-lhe, penso que jamais ele será igual a um
oficial britânico."
(Kitchener apud AQUINO, séc. XIX e XX, p. 23)

TEXTO II: "Se prevejo corretamente, essa poderosa raça
avançará sobre o México, a América Central e a do Sul, as
ilhas do oceano, a África e mais adiante (...) Essa raça está
predestinada a suplantar raças fracas, assimilar outras e
transformar as restantes, até toda a Humanidade ser anglo-
saxonizada."
(Josiah Strong apud AQUINO, ibid, p. 99)

Com base na análise dos textos anteriores e nos
conhecimentos sobre a crise do capitalismo e a solução
imperialista, pode-se dizer:

(01) As referências raciais contidas nos dois textosi identificamos seus autores como defensores de umah racial e da dominação imperialista.

(02) A transformação do capitalismo liberal em
monopolista, motivando uma crescente busca de
mercados, resultou na interpretação da ocupação
colonialista de áreas afro-asiáticas e centro-americanas
como um direito dos países industrializados.
(04) As afirmações contidas no texto II expressam a
convicção de Josiah Strong, no DESTINO MANIFESTO dos
Estados Unidos, fundamento da expansão imperialista
desse país.
(08) O pensamento expresso por Lord Kitchener foi
partilhado pela sociedade inglesa do século XIX,
contribuindo para que os britânicos vissem, na sua
expansão imperialista, uma missão civilizadora sobre as
raças inferiores da Ásia e da África.
(16) A idéia de "anglo-saxonizar toda a Humanidade" é
demonstrativa da postura etnocêntrica que tem
caracterizado todas as formas de dominação imperialista.
(32) O antigo sistema colonial e o imperialismo colonialista
do século XIX, apesar das diferenças acentuadas, se igualam
na estruturação da divisão social do trabalho.
(64) As correntes filosóficas e o desenvolvimento científico
europeu do século XIX negaram veracidade às afirmativas
contidas nos dois textos.
Soma ( )

 6-O genocídio que teve lugar em Ruanda, assim
como a guerra civil em curso na República Democrática do
Congo, ou ainda o conflito em Darfur, no Sudão, revelam
uma África marcada pela divisão e pela violência. Esse
estado de coisas deve-se, em parte:

a) às diferenças ideológicas que perpassam as sociedades
africanas, divididas entre os defensores do liberalismo e os
adeptos do planejamento central.
b) à intolerância religiosa que impede a consolidação dos
estados nacionais africanos, divididos nas inúmeras
denominações cristãs e muçulmanas.
c) aos graves problemas ambientais que produzem
catástrofes e aguçam a desigualdade ao perpetuar a fome,
a violência e a miséria em todo o continente.
d) à herança do colonialismo, que introduziu o conceito de
Estado-nação sem considerar as características das
sociedades locais.
e) às potências ocidentais que continuam mantendo uma
política assistencialista, o que faz com que os governos
locais beneficiem-se do caos.


7. Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas
partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o
darwinismo social e a pretensa superioridade do homem
branco marcavam o auge da hegemonia européia. Assinale
a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo
esforço para justificar interesses imperialistas.

a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e
meio, é algo inimaginável para os ocidentais.
b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela
não pode nascer espontaneamente.
c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu
sério golpe no artesanato indiano.
d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos
missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para
quebrar a resistência cultural das populações africanas,
asiáticas e latino-americanas.
e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de
ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em
contato com o mundo exterior.


8.  A China, durante o seu império, sofrendo pressões de vários países, foi obrigada a ceder algumas
partes do seu território a países europeus. Recentemente, um desses territórios, em poder do Reino Unido, foi devolvido ao governo chinês. Trata-se do território de:

a) Cingapura.
b) Macau.
c) Taiwan.
d) Hong-Kong.
e) Saigon.


9.  No século XIX a história inglesa foi marcada
pelo longo reinado da rainha Vitória. Seu governo
caracterizou-se:

a) pela grande popularidade da rainha, apesar dos poderes
que lhe concedia o regime monárquico absolutista vigente.
b) pela expansão do Império Colonial na América,
explorado através do monopólio comercial e do tráfico de
escravos.
c) pelo início da Revolução industrial, que levou a Inglaterra
a tornar-se a maior produtora de tecidos de seda.
d) por sucessivas crises políticas internas, que contribuíram
para a estagnação econômica e o empobrecimento da
população.
e) por grande prosperidade econômica e estabilidade
política, em contraste com acentuada desigualdade social.

10. Segundo as teorias desenvolvimentistas, a guerra era concebida como:

a) uma necessidade de ampliar o mercado interno
substituindo as importações.
b) uma política econômica tendendo a desvalorizar a
produção agrícola.
c) uma forma de criar condições para a importação de
tecnologia estrangeira.
d) um recurso complementar e necessário à importação de
produtos primários.
e) uma política econômica que necessitava do apoio de
todas as classes sociais para ser implementada.


Caderno do Aluno

Páginas 55 / 56 /57 58
Responder no caderno as atividades 1; 2 e 3

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